Blog

Conheça a ferramenta de edição de fotos no Google+

Editor de Fotos no Google+

Você pode não utilizar o Google+, mas saiba que está deixando passar alguns recursos interessantes, como as Comunidades (saudades Orkut), o Hangouts On Air (evolução do bate-papo por vídeo, podendo ser transmitido ao vivo para toda a internet) e a Ferramenta de Edição de Fotos, para a qual foi anunciado algumas novidades.

Baseado no concorrente do Instagram, o Snapseed, adquirido pelo Google no ano passado, as novas funcionalidades estão disponíveis somente para os usuários do Google+ que utilizam o navegador Google Chrome. Além do ajuste automático, com a ferramenta você pode personalizar os ajustes como quiser, colocar foco em elementos específicos, aplicar filtros e molduras e alterar cor, brilho, contraste entre outras opções.

Antes, o Google+ possuía um editor de fotos que utilizava Flash, abria em todos navegadores e era baseado no Picnik, serviço do Google voltado para edição de fotos que foi encerrado em 2012. Já o Snapseed é um aplicativo mobile e o novo editor do Google+, que se baseia nele, um aplicativo cliente nativo, uma tecnologia de código aberto que os desenvolvedores podem usar para oferecer conteúdo em aplicativos da Web, como jogos de alto desempenho e áudio de alta qualidade, sendo essa a razão para funcionar apenas no Chrome e não em outros navegadores.

Seria esse o primeiro de vários aplicativos web do Google+ que utiliza Cliente Nativo?

Como usar a Ferramenta de Edição de Fotos no Google+:

  • Acesse o menu Fotos e escolha uma de seu álbum;
  • Abrindo a foto, clique em “Editar” no topo da tela;
  • Após a ferramenta carregar, os ajustes aparecerão ao lado direito. Você pode escolher entre o ajuste automático, ajustes básicos e ajustes criativos.

Ajuste Automático

Ajuste Automático na Ferramenta de Edição de Fotos no Google+

A própria ferramenta escolhe o melhor ajuste, ou você mesmo pode aumentar ou diminuir os níveis de brilho, contraste, saturação, sombras, calor, estrutura, redução de ruído e vinheta.

Ajustes Básicos

Ajustes Básico na Ferramenta de Edição de Fotos no Google+

Ajustar Imagem
Você pode ajustar os níveis de brilho, contraste, saturação, sombras e calor, ou selecionar um dos diversos efeitos predefinidos, podendo aperfeiçoar o resultado de cada um.

Ajuste Seletivo
Através de pontos de controle você pode ajustar partes da foto sem alterar as demais. Primeiro, você clica em “Adicionar Ponto de Controle”, ao lado direito, em seguida clica em que parte da imagem você quer alterar. Em cada ponto de controle inserido, você pode ajustar o tamanho, brilho, contraste e saturação, segurando o mouse clicado e arrastando para esquerda e direita.

Detalhes
Nessa opção você pode aumentar os detalhes e melhorar a nitidez da foto, ajustando os níveis de nitidez e estrutura ou selecionando uma das predefinições.

Cortar e Girar
Aqui você pode redimensionar ou remover partes da foto, com proporções padrão ou corte livre.

Ajustes Criativos

Ajustes Criativos na Ferramenta de Edição de Fotos no Google+

Preto e Branco
Opção por predefinições, controle de ajustes e filtro de cores.

Foco Central
Atraia atenção para determinado ponto na foto, borrando e ajustando o brilho do fundo em volta. Você também pode escolher predefinições e intensidade do desfoque.

Drama
Adicione estilo variando de texturas sutis a efeitos artísticos exagerados, controlando a tonalidade, tipo, intensidade e saturação.

Quadros
Nessa opção você pode adicionar bordas estilizadas, como molduras, ajustando tamanho e cor ou selecionando uma dos 23 tipos disponíveis.

Inclinação
Crie uma área de foco estreita projetada para simular a profundidade de campo, como em fotos “Tilt-Shift”, aquelas fotos com efeito de miniatura. Você controla a forma desfocada (reta ou radial), brilho, contraste, saturação, transição e o desfoque.

Vintage
O que mais se aproxima dos filtros do Instagram, fazendo a foto parecer um filme antigo dos anos 50, 60 ou 70. Além das predefinições, você pode ajustar brilho, saturação, intensidade do estilo e vinheta. São 12 estilos diferentes e a opção de desfocar.

Retrolux
Indo além do Vintage, nessa opção você consegue um visual ainda mais retrô às fotos, aplicando vazamento de luz, arranhões, estilos de filme e o poder de ajustar os níveis de cada um. Além das predefinições, existe a opção Embaralhar, que cria efeitos aleatórios.

Para salvar suas edições, é só clicar em Aplicar no cantor inferior e depois em Concluído. No topo, existem as opções de desfazer e refazer suas alterações, comparar com a versão original da imagem (segure o mouse clicado) e reverter as alterações.

Em se tratando de imagens, o Google+ está à frente do Facebook há um bom tempo, implementando e aperfeiçoando diversos recursos, como o backup automático de fotos de seus dispositivos e a composição automática, ferramenta que cria fotos adicionais quando certos conjuntos são detectados. Se existem fotos em sequência em seu álbum, a ferramenta automaticamente faz um .gif!

Com tantas melhorias, só falta a possibilidade de inserir textos para que a ferramenta fique completa e, quem sabe, ajudar a propagar a rede social com memes feitos dentro do próprio Google+.

 Adicione a Kraken Digital aos seus círculos e fique por dentro das nossas novidades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *