Blog

Lista do medo

Lista do medo

Há várias histórias que explicam a origem da crendice que relaciona sexta-feira 13 com um dia de azar e as mais interessantes pertencem à mitologia nórdica. Uma delas conta que houve um banquete para 12 convidados no Valhalla – a morada celestial das divindades – e Loki, o espírito do mal e da discórdia apareceu sem ser chamado e armou uma briga que resultou na morte de Balder, o favorito dos deuses. Desde então, foi criada a superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar poderia atrai desgraça e o número ficou marcado como símbolo do azar.

A outra lenda retrata a história de Friga, a deusa do amor e da beleza, cujo nome deu origem às palavras friadagr e Friday (sexta-feira em escandinavo e em inglês).  Quando as tribos nórdicas se converteram para o cristianismo, Friga foi transformada em uma bruxa e exilada no alto de uma montanha. Como vingança, ela começou a fazer reuniões com outras 11 feiticeiras e com o próprio Satanás – num total de 13 participantes – para rogar pragas na humanidade.

A Bíblia também tem a data registrada, como na Última Ceia, em que havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo, que ocorreu em uma sexta-feira. E foi também nesse mesmo dia que teria começado o grande dilúvio e Eva teria oferecido uma maçã a Adão.

Fato é que hoje é sexta-feira 13 e para comemorar essa data tão nefasta, selecionamos uma lista com os 13 filmes de terror que mais gostamos para você entrar no clima. Divirta-se!

 

1 Suspiria

2 A Hora do Pesadelo – parte 2

3 Colheita Maldita

4 Polteirgeist

5 O Exorcista

6 A volta dos mortos- vivos

7 A noite dos arrepios

8 A coisa

9 Martyrs

10 Sexta-feira 13  – parte 2

11 Cemitério Maldito 1

12 Extermínio

13 Uma noite alucinante – A morte do demônio


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *